Os 7 melhores exercícios para ajudar a prevenir doenças psicológicas

Neste dia Mundial da Saúde Mental queremos alertar-te para as vantagens de fazer exercício físico e os benefícios que este tem, não só física mas também psicologicamente.

Estamos numa época onde há cada vez mais oferta de actividades e diferentes tipos de exercício, mas nem por isso as pessoas são mais activas. O stress aliado ao sedentarismo e à crescente de doenças do foro psicológico são as principais causas desta falta de actividade e o aumento dos problemas de saúde mental.

É aqui que o exercício físico pode ajudar, pois não muda só o teu corpo mas também a tua mente. Ajuda-te a aliviar o stress, o cansaço dos problemas do trabalho, as emoções negativas trazidas pelos problemas do dia-à-dia, as inseguranças, a depressão, produz hormonas que te deixam mais feliz e satisfeito e quando estás mais feliz isso contagia os outros.

Os 7 tipos de exercício que as pessoas relatam como mais relaxantes e fortes na ajuda do alívio da mente são:

  1. Os exercícios de mindfulness, como yoga e tai chi.
  2. Os desportos colectivos
  3. O ciclismo
  4. Os exercícios aeróbicos
  5. A ginástica
  6. Caminhar
  7. Natação

Para quem não gosta da ida ao ginásio ou de praticar desporto, temos uma boa notícia! Até o exercício que se faz na realização das tarefas domésticas conta!

O segredo é fazer! Colocar um pé à frente do outro e continuar, adquirir o hábito e não desistir, pois cabe-te a ti lutar para manteres um estilo de vida saudável e uma mente sã.