Dia Internacional do OBRIGADO

Gratidão

Usamos a palavra diariamente nas nossas vidas, mas o obrigado vai muito mais além do que um gesto de educação perante o outro. Quando paramos para dizer obrigado, ou para agradecer algo a alguém, honestamente, é possível compreender que ele vem de dentro. A gratidão, é muito mais do que uma simples palavra. A gratidão é um estado interior que tem implicação na nossa vida diária, se formos gratos diariamente pelas coisas boas que temos, mais energia e foco vamos dar a essas mesmas coisas positivas e passo a passo vamos saber lidar de uma forma pratica com as menos positivas.

 

Estudos revelam que a gratidão também é altamente benéfica para a saúde e para os relacionamentos. Robert Emmons, é um cientista que estuda os efeitos da gratidão na vida das pessoas. Após várias investigações, entendeu que quem agradece vive uma vida com mais benefícios físicos, psicológicos e socais. Sendo os físicos, melhoria no sistema imunológico, como dormir melhor e ter a capacidade de caminhar com mais energia, respirar melhor. A nível psicológico, um maior nível de emoções positivas, mais prazer na vida, mais alegria, otimismo e felicidade. A nível social, mais prestabilidade, generosidade e compaixão, menos solidão.

 

Um dos maiores benefícios da gratidão reconhecida no estudo é a capacidade de bloquear muitas vezes os sentimentos negativos.

Como o neurologista Oliver Sacks escreveu no ensaio Shabat, o último texto de sua obra Gratidão, e publicado poucas semanas antes de morrer, com a gratidão podemos “alcançar a sensação de paz dentro de nós mesmos”!

 

Atual e aparentemente as nossas vidas andam a mil, o tempo parece limitado e o stress parece ser um companheiro constante. Por isso faça uma pausa, como e quando puder. Ao lado de alguém que também seja grato. E procurem agradecer. Afinal é grato por?