Dia Internacional do Riso

18 de Janeiro -  Dia Internacional do Riso

Quantas vezes ouvimos, rir é o melhor remédio. Mas afinal que remédio é este?

Qual o papel do humor na saúde das pessoas?

Sabe-se que o humor contribui para a saúde e bem-estar das pessoas. Este desempenha uma função especial nas interações humanas, permitindo até o encontro com o outro.

“Na saúde e na vida das pessoas o humor ajuda a promover o bem-estar; a lidar com situações difíceis e desagradáveis, a reduzir a tensão, o stress e o desconforto; aumentar a tolerância à dor, e fortalecer o sistema imunitário.”

Atualmente, o humor tem sido definido um estado emocional, um estado de ânimo, mais ou menos estável e como uma expressão de sentimentos que produzem bem-estar numa pessoa.

A nível organizacional, o humor pode ser utilizado para estabelecer e manter relações com outros profissionais, para aumentar a solidariedade na equipa, aumentar a produtividade, diminuir a resistência à mudança e incrementá-la.

Ao abrir aquele sorriso ou dar uma boa gargalhada, não estamos apenas a expressar felicidade. Quando damos uma boa gargalhada, existem uma serie de reações positivas no nosso organismo, causadas pela produção de endorfina, neurotransmissor que atua no nosso estado de humor.

Uma gargalhada, um riso, um sorriso, no fundo o bom humor é contagiante. O próprio som das gargalhadas consegue ser mais contagioso que um espirro. Como todos os sabemos o riso quando é compartilhado, une as pessoas e aumenta a felicidade e a intimidade. O riso também desencadeia mudanças físicas saudáveis no organismo. O humor e o riso fortalecem seu sistema imunológico, aumentam sua energia, diminuem a dor e protegem-nos contra os efeitos nocivos do famoso stress. Mas felizmente este medicamento não tem preço, livre e fácil de usar.

 

E Risoterapia conhece?

No dia internacional do Riso, vamos falar sobre Risoterapia!

Atualmente já existem vários métodos para trabalhar o nosso humor através do riso, como é o caso da Risoterapia/terapia do riso ou yoga do riso.

A Risoterapia é um método complementar a outros cuidados de saúde que tem como objetivo a promoção do bem-estar físico e emocional de pessoas em situação de sofrimento por meio de exercícios e atividades que estimulem o riso. É uma técnica psicoterapêutica que produz benefícios mentais, físicos e emocionais mediante uma ferramenta que todos temos, o Riso. É terapêutico, porque participa no processo de cura, mas não pode ser confundido com terapia.

O ideal é que possa ser praticado em grupo. O riso produz um enorme bem-estar às pessoas que praticam com regularidade, assim como melhora o estado psicológico. Ajuda a libertar o stress e os pensamentos negativos, ajuda a reprogramar a nossa mente e voltar a vermos o lado positivo das coisas. Durante as sessões de Risoterapia, é possível trabalhar através de jogos, dança, exercícios de respiração e promove-se o convívio pessoal.

 

Rir é um ato social e é também muitas vezes o melhor remédio.

Lembre-se, quando rimos fortalecemos o nosso coração, melhoramos a nossa respiração, digestão e ainda fortalecemos laços afetivos.

 

José, Helena M G. (2010). Resposta humana ao humor: humor como resposta humana. Loures: Lusociência.

Cassaretto, Mónica B.& Martínez, Patricia U. (2009). Validación de la Escala del Sentido del Humor en estudiantes universitários. Revista de Psicolog?´a, 27 (2), 287-309.