Pedra da Ferida - A Cascata e o Trilho

Pedra da Ferida - A Cascata e o Trilho

Esplêndida e Fresca depois de um Trilho Perfeito e Desafiante!

Mais uma escada natural de pedra. Há vários minutos que sinto o cheiro ao verde e o ruído da água é uma constante. Que óptimo! Do lado direito agarro o cabo de aço revestido, que tanto jeito dá para subir os degraus irregulares e húmidos. Mas logo de seguida, ao contornar os dois troncos de árvore pelo lado esquerdo, é inevitável abrir um pouco mais os olhos. Cheguei - Uau!

A Cascata da Pedra da Ferida fica mesmo aqui!

Esplêndida e Fresca depois de um Trilho Perfeito e Desafiante.


A Cascata da Pedra da Ferida é cada vez mais atrativa pelos amantes da natureza e curiosos. Entre as famílias e pequenos grupos que visitam diariamente o local é um facto que a larga maioria fica deslumbrado com a energia que é chegar à Cascata de cerca de 25 metros de altura.

Para lá chegar existem várias opções:

1: Estacionar o carro no Calvário do Espinhal e realizar 2,5km a pé pela estrada de terra batida e depois pelo trilho junto à ribeira da Azenha (curso de água).

2: Estacionar o carro perto da Ribeira da Azenha (aldeia), na zona após terminar o alcatrão e seguir a pé cerca de 1,5km.

3: Estacionar o carro no pequeno parque de estacionamento, que é no início do trilho de acesso à Cascata.

4: Aceder pelo Miradouro. Junto ao Carvalhal da Serra (aldeia) existe um miradouro onde é possível observar a Cascata. Também é possível aceder através de um trilho. É a descer com inclinação acentuada e por isso desafiante.

5: Estacionar o carro no Parque Verde Quinta da Cerca, Espinhal e realizar uma caminhada de 3km até à Cascata.

Outras informações importantes:

A: Existe um parque de merendas com 3 mesas separadas (4 a 6 pax/mesa) onde é possível fazer pic-nic e descansar.

B: O trilho de acesso à Cascata após o parque de merendas é de dificuldade moderada-difícil, com passagens onde é obrigatório usar as mãos para ajudar a subir.

C: Na estrada entre o Calvário do Espinhal e o Parque de Merendas da Pedra da Ferida a sombra não existe. Por isso atenção à proteção e hidratação nos dias de calor.

D:Calçado Apropriado: O solo que se pisa é variado: pedra, terra seca e húmida e madeira. Então é recomendado calçado para piso irregular.


Este artigo foi escrito pelo Pedro Tiago Mendes, um habitante do concelho de Penela e com centenas de visitas à Cascata da Pedra da Ferida. É o fundador da ExperTree, empresa de animação turística cuja paixão dominante são as atividades na natureza. A ExperTree explora o parque de Arborismo no Parque Verde Quinta da Cerca, na Vila do Espinhal onde são todos bem-vindos!