top of page

Já Ouviste falar do Friluftsliv? Descobre a Filosofia que nos Faz Mais Felizes!

"Friluftsliv" - Conheces esta expressão? É sueca e traduz-se aproximadamente como "Vida ao Ar Livre". Na ExperTree, mesmo antes de conhecermos esta palavra, já vivíamos e respirávamos Friluftsliv. Neste artigo, convidamos-te a explorar este conceito que nos torna mais felizes e como a ExperTree te pode ajudar a incorporar esta filosofia no teu dia-a-dia.


Os países nórdicos são consistentemente classificados entre os mais felizes do mundo e parte desta felicidade é creditada ao Friluftsliv - abraçar a natureza - como parte integrante da vida diária. Muitos de nós fazemos destes momentos ocasionais quando deveríamos e poderíamos fazer deles um hábito diário! Mesmo quando chove? Sim! Mesmo com frio? Sim! Continuando a aprender com os escandinavos, “não existe mau tempo, apenas más roupas”. Claro que não estamos a sugerir ir para a rua a meio de uma tempestade, mas sim a não nos deixarmos intimidar por dias cinzentos ou chuviscos. Para as crianças (principalmente mas não só), também é importante conhecer e valorizar o que a Natureza nos dá a cada momento, em cada estação. Saber brincar em todas as condições climatéricas é super benéfico para o desenvolvimento de cada um.


A escritora sueco-americana Linda Åkeson McGurk, com quem aprendemos este termo, é autora de livros como “The Open-Air Life” and “There’s No Such Thing as Bad Weather” diz que “quando os meus filhos eram crianças, incentivava-os a subir às árvores e às pedras, a investigar riachos, fazer buracos na terra e brincar sem a intervenção dos pais. Dormir a sesta ao ar-livre ou a brincarem no jardim descalços, independentemente da estação”. Linda afirma ainda acreditar que Friluftsliv não é só uma forma de fomentar hábitos saudáveis nos mais novos desde tenra idade, é também um dos principais motivos pelos quais os países nórdicos costumam surgir no topo das listas dos países mais felizes”.


Como qualquer outro hábito que se pretenda implementar, o truque é fazer um bocadinho todos os dias. As agendas exigentes podem ser um desafio mas não são, de todo, impeditivas: podemos começar por realizar certas tarefas a pé e não de carro, fazer picnics mesmo que sejam na varanda, se morares numa cidade, podes procurar passar tempo num sítio com árvores, pássaros, flores, enfim. Passar tempo em áreas verdes já é um bom início. Claro que quando a disponibilidade é maior, sugerimos que optes por programas que incluam mais tempo de qualidade na Natureza: caminhadas é sempre uma boa escolha, visitar parques naturais é fantástico e para momentos que conjuguem esta filosofia, diversão e atividades físicas, estamos cá nós :) Na ExperTree, vemos esta filosofia não apenas como um conceito, mas como um estilo de vida que todos merecem experimentar.


Friluftsliv com a ExperTree:

Vivemos e celebramos Friluftsliv em cada atividade: Desde Arborismo até ao Bubble Football no ExperTree PARK, do Trail Running ao Turismo de Natureza, a nossa missão é proporcionar “Emoções na Natureza”, experiências que conectam as pessoas com a Natureza, passar tempo de qualidade e momentos inesquecíveis na Natureza! Parece-te bem? Fala connosco!


Crianças a praticar arborismo
Arborismo no ExperTree PARK


Proporcionamos experiências individuais e também em grupo: eventos especiais como Team Buildings, Despedidas de Solteiro, Campos de Férias e muito mais. Se procuras uma maneira única e memorável de celebrar ou fortalecer os laços da tua equipa, família ou grupo de amigos, considera a ExperTree para tornar o teu evento verdadeiramente especial. Claro está, na Natureza :)


Partilhamos contigo este conceito e desafiamos-te a implementar o Friluftsliv no teu quotidiano. A desfrutar da alegria e bem-estar do ar livre em todas as estações. Confia na Natureza pois ela sabe cuidar de nós!

53 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page